Guaratuba, 23 de agosto de 2025 – A Ponte de Guaratuba, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do Paraná, avança para sua fase mais visual. A oito meses da inauguração prevista, a construção entra na etapa de instalação dos estais, cabos de aço que sustentam a estrutura estaiada da ponte e que definem seu traçado icônico. A previsão de abertura é para abril de 2026, quando a ponte será inaugurada durante a Maratona Internacional do Paraná.
Atualmente, a obra apresenta 70% de execução, conforme boletim do mês de julho, e permanece dentro do cronograma previsto. A Ponte de Guaratuba será erguida sobre a Baía de Guaratuba, contando com 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, calçadas com ciclovia e barreiras rígidas de concreto. A estrutura final, incluindo os acessos viários de 3,07 km, representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado.
De acordo com Rodrigo Marques, engenheiro civil e gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, responsável pela obra, “os estais são cabos de aço tensionados que conectam o tabuleiro às torres da ponte, transferindo as cargas verticais e horizontais para as fundações. Cada estai suporta cerca de 610 toneladas, garantindo estabilidade, segurança e eficiência estrutural”. A instalação exige precisão milimétrica e é acompanhada por equipes nacionais e internacionais, aplicando padrões internacionais de engenharia.
O modelo estaiado foi escolhido não apenas pelo apelo estético, mas também pela capacidade técnica de vencer grandes vãos, como o vão central de 160 metros da Ponte de Guaratuba. Além disso, a estrutura proporciona redução de vibrações, maior redundância estrutural e economia de materiais, sendo mais rápida de construir que pontes convencionais. Inicialmente, o projeto previa dois conjuntos de estais laterais, mas o planejamento foi alterado para um único conjunto central, garantindo facilidade de manutenção futura sem comprometer a estabilidade estrutural.
A obra também avançou em outros setores críticos. A concretagem das 64 estacas marítimas, fundamentais para a fundação da ponte, foi finalizada, incluindo 24 estacas no trecho estaiado, o mais complexo do projeto. Os acessos viários que ligam a ponte à PR-412 já apresentam cerca de 940 metros concluídos no lado de Guaratuba e 880 metros no lado de Matinhos, garantindo integração e fluidez ao tráfego.
Fernando Furiatti, diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), reforça a importância do planejamento: “A Ponte de Guaratuba foi projetada para segurança, durabilidade e facilidade de manutenção, garantindo conforto e tráfego seguro para usuários por décadas”. O DER/PR também administra a fiscalização da obra, que pode ser acompanhada em tempo real por câmeras disponíveis online.