A saúde pública de Curitiba deu um grande passo nesta segunda-feira (30) com a inauguração do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac. Localizado no bairro Cidade Industrial (CIC), o novo hospital ocupa o prédio onde funcionava o antigo Hospital Vitória e agora abriga a tradicional maternidade Mater Dei, que passa a integrar oficialmente a rede municipal de saúde com atendimento 100% pelo SUS.
Com a nova estrutura, a cidade praticamente dobra a capacidade de atendimento da maternidade anterior, saltando de 73 para 149 leitos dedicados à Rede de Urgência. A unidade passa a contar com 10 leitos de UTI adulto, 66 leitos de enfermaria clínica e 55 obstétricos, além de 18 leitos complementares. Também foram implantadas salas cirúrgicas, salas de parto, áreas de exames e um pronto atendimento exclusivo para gestantes referenciadas.
O hospital é referência nas redes Mãe Curitibana Vale a Vida e Mãe Paranaense, e será responsável pelo acolhimento de gestantes tanto da capital quanto de cidades da Região Metropolitana. Desde que passou a atuar pelo SUS em 2008, a maternidade já realizou mais de 73 mil partos. E ao longo de seus 58 anos de história como Mater Dei, foram mais de 230 mil vidas recebidas nos braços da equipe.
O antigo Hospital Vitória, agora reconfigurado, também carrega um simbolismo importante: durante a pandemia de covid-19, ele foi um dos pilares do atendimento emergencial e chegou a ser incorporado temporariamente à rede pública para salvar vidas em um dos momentos mais críticos da saúde mundial.