Profissionais do Paraná participam do maior encontro de gestão do SUS

SESA

Evento Saúde em Movimento reúne gestores e técnicos para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde estadual

O Saúde em Movimento mobiliza profissionais de todo Paraná no maior encontro técnico para qualificação da gestão do SUS.

confira a programação completa do Saúde em Movimento 2026

O Saúde em Movimento acontece entre os dias 24 e 26 de março no Expotrade, em Pinhais, reunindo profissionais de saúde de todo o Paraná. A seguir, a programação oficial do evento:

24 de março: 4º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná Encontro Estadual de Saúde com debates sobre mudanças estruturais e Plano Anual da Sesa 2026 Simulações em emergências obstétricas Manejo de urgências na Atenção Primária (APS) Oficinas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) Minicursos sobre manejo da obesidade, saúde mental, rastreamento do câncer de colo de útero e riscos cardiovasculares Painéis sobre expansão da plataforma Paraná Saúde Digital

25 de março: Apresentação do Legado da Gestão Estadual do SUS no Paraná às 13h30 Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR) Apresentações do Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI/PR)

26 de março: Oficinas práticas e reuniões técnicas focadas em saúde mental e atenção primária

importância do maior encontro de gestão do SUS para o Paraná

O maior encontro de gestão do SUS no Paraná, Saúde em Movimento, é fundamental para integrar e qualificar os serviços públicos de saúde em todo o Estado. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou que o evento representa a rede em ação, unindo o Litoral ao extremo Oeste em prol de um atendimento público de qualidade. A iniciativa reforça a consolidação da alta complexidade no interior e o avanço contínuo do SUS paranaense como referência nacional.

avanços estratégicos e metodologias inovadoras discutidas durante o evento

Durante o encontro, foi celebrado o alcance de 100% de municípios aderindo à metodologia PlanificaSUS Paraná, que sistematiza o planejamento e acompanhamento das ações em saúde. A diretora de Atenção e Vigilância, Maria Goretti David Lopes, ressaltou que esse processo é vital para organizar a atenção primária e fortalecer a rede estadual. Também foram apresentados painéis sobre a plataforma Paraná Saúde Digital, que amplia o uso de tecnologias em imunização, saúde bucal e segurança em UTIs.

desafios e metas para a gestão estadual do SUS apresentados no legado

Na quarta-feira, às 13h30, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Cesar Neves, conduzirá a apresentação do Legado da Gestão Estadual do SUS no Paraná. Este balanço estratégico mostrará os avanços recentes e servirá de base para a consolidação das metas de assistência. A iniciativa visa garantir a continuidade da qualificação da rede pública e o fortalecimento do atendimento em todas as regiões do Estado.

impacto e participação dos municípios e profissionais no fortalecimento da rede pública

O Saúde em Movimento mobiliza não apenas gestores e técnicos da Secretaria da Saúde, mas também secretários municipais, diretores de consórcios intermunicipais, tutores do PlanificaSUS, e agentes comunitários e de combate às endemias. A diversidade de participantes evidencia o caráter coletivo da gestão pública e a importância da integração para o sucesso da rede estadual. Este esforço conjunto é essencial para enfrentar os desafios regionais e elevar o padrão do atendimento público no Paraná.

Fonte: www.parana.pr.gov.br

Fonte: SESA

Tópicos: