Nesta quinta-feira (4), o Governo do Paraná apresentou oficialmente o Bonde Urbano Digital (BUD), um novo modal de transporte coletivo que promete transformar a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Curitiba. O lançamento posiciona o estado como pioneiro na América do Sul ao adotar uma tecnologia que alia inovação, sustentabilidade e eficiência operacional.
Fabricado na China pela CRRC Corporation, o BUD é 100% elétrico, sem trilhos e movido por indução magnética. A proposta é operar um trajeto de 10 quilômetros entre os terminais de Pinhais e São Roque, em Piraquara, em um período inicial de testes que terá duração de 15 meses. Com três vagões e capacidade para até 400 passageiros, o veículo atinge velocidade de até 70 km/h e será integrado ao sistema metropolitano com tarifa inicial de R$ 5,50, o mesmo valor cobrado atualmente pelos ônibus da região.
O investimento total na infraestrutura e na implementação do novo sistema é de R$ 6 milhões, conforme anunciado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), responsável pela condução do projeto em parceria com o Governo do Estado. Além do BUD, os recursos envolvem obras de infraestrutura, sinalização, ajustes no transporte urbano e preparação das vias.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a iniciativa é um marco para o futuro da mobilidade no Paraná. “Somos o primeiro estado da América do Sul a tirar do papel uma tecnologia desse porte. A Região Metropolitana de Curitiba cresce rapidamente, e estamos nos preparando para os próximos anos com um sistema moderno, sustentável e mais barato que os modelos tradicionais”, afirmou.
Diferentemente do metrô e dos tradicionais VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), o BUD utiliza sensores instalados diretamente no solo para guiar o veículo, eliminando a necessidade de trilhos físicos. Essa solução reduz o custo de implementação em até três vezes, além de encurtar o tempo de implantação e minimizar impactos na malha urbana.
O prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, comemorou a chegada do modal à cidade e destacou os benefícios à população. “Essa tecnologia vai permitir que o morador de Piraquara economize mais de uma hora por dia em deslocamento. É qualidade de vida, desenvolvimento e inclusão para a região”, disse.
De acordo com Gilson Santos, diretor-presidente da AMEP, a escolha pela tecnologia veio após visitas técnicas e análise de modelos internacionais. “Conhecemos o sistema no México e na China, e identificamos no BUD uma alternativa viável, com vida útil de 30 anos e baixo custo. Acreditamos que os testes vão confirmar sua eficiência e aceitabilidade social”, afirmou.
O contrato de aquisição e implementação do sistema foi assinado em maio deste ano. Após a chegada do veículo ao Porto de Paranaguá, em agosto, a montagem foi iniciada por técnicos da fabricante chinesa.
Além dos aspectos operacionais, o BUD reforça o protagonismo do Paraná em soluções sustentáveis para as cidades. O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que o modal está alinhado com as diretrizes do estado em relação à inovação e sustentabilidade. “Estamos investindo em tecnologias que melhorem a vida das pessoas e que também contribuam para a transição para um futuro mais limpo e eficiente”, declarou.
A expectativa é de que os testes com o novo modal tenham início já em novembro deste ano. Após o período experimental, o Governo do Paraná avaliará a viabilidade de expansão do sistema para outras áreas da Grande Curitiba e, futuramente, para outras regiões do estado.
A tecnologia chama-se Digital Rail Transit (DRT) e usa indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, como se fosse um metrô de superfície, mas sem os trilhos convencionais.