Fábrica explode e deixa 9 desaparecidos

(Foto: Reprodução)

A tranquilidade da manhã desta terça-feira (12) foi quebrada por uma explosão de grande proporção em uma fábrica de produção de explosivos da empresa Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

A força do impacto transformou o ponto exato da detonação em uma cratera, apagando do mapa uma pequena construção que, até poucas horas antes, ocupava cerca de 25 metros quadrados.

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham ininterruptamente na busca por vítimas. Até o momento, nove pessoas seguem desaparecidas, número confirmado por Daniel Oliveira, diretor da Enaex Brasil. Ele afirmou que a “prioridade máxima” da empresa é oferecer apoio às famílias atingidas.

O incidente ocorreu por volta das 6h, no momento em que a troca de turno estava em andamento. “Não temos a causa [da explosão], mas geralmente são ligadas a detonações. Primeiro, a gente tem que avaliar, tem que fazer um rescaldo, entrar, escutar as pessoas que estavam trabalhando lá. Então, não é uma informação que a gente tem muito rápido. Estamos trabalhando com a hipótese de 9 pessoas desaparecidas”, disse Oliveira.

Sete trabalhadores ficaram feridos e receberam atendimento médico. Entre os desaparecidos, estão três mulheres e seis homens. Por segurança, as identidades não foram divulgadas.

O local atingido ficava próximo a outro imóvel, que também sofreu danos severos com a onda de choque — restando apenas destroços de uma pequena casa vizinha.

A área da explosão era considerada de alto risco e seguia protocolos rígidos para o manuseio de explosivos primários.

Segundo as autoridades, entre as pessoas que estavam no local, algumas perderam a vida e outras seguem desaparecidas. A empresa informou que mantém contato direto com a prefeitura e com equipes de emergência para reforçar o plano de contingência, que inclui a proteção das comunidades próximas.

Tópicos: