Imin Matsuri: festa da cultura japonesa chega a Curitiba

(Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, dias 12 e 13 de julho, Curitiba mergulha em um pedaço do Japão com a 33ª edição do Imin Matsuri – Festival do Imigrante Japonês, um dos eventos mais esperados e tradicionais da cidade. O festival acontece no Centro de Eventos Positivo, dentro do Parque Barigui, e promete dois dias de cultura, sabores e homenagens às raízes nipônicas no Brasil.

A edição deste ano carrega um significado ainda mais especial: marca os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão e os 117 anos da imigração japonesa ao nosso país. Para Everson Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba), o festival é um tributo aos antepassados e uma celebração da integração entre os dois povos.

🗓️ PROGRAMAÇÃO CULTURAL
No sábado, às 11h, será realizado o tradicional culto em homenagem aos pioneiros. A abertura oficial acontece às 13h, seguida por uma programação vibrante com apresentações de taikô (tambores japoneses), odori (dança), karaokê, além de demonstrações de artes marciais.

Uma das atrações especiais será a apresentação do Bihon Acústico, unindo músicos de São Paulo e Curitiba: Yuzo Akahori (violão) e Diego Zero (teclado), ao lado de João Egashira (violão), Marcos Tanaka (contrabaixo) e Marcelo Wada (bateria), acompanhando cantores do karaokê local.

🍱 GASTRONOMIA E EXPOSIÇÕES
O espaço gastronômico promete fazer os visitantes viajarem pelo paladar, com pratos típicos como sushi, sashimi, yakissoba, guioza, tempurá, karaguê, katsudon e dorayaki.

Além disso, o festival contará com concurso de cosplay, exposição de castelos japoneses, katanás, armaduras de samurais e muitas outras atrações culturais para todas as idades.

🕙 HORÁRIOS E INGRESSOS
O festival abre às 10h nos dois dias. No sábado, as atividades encerram às 20h e, no domingo, às 18h. Os ingressos custam R$ 15,00 por dia ou R$ 25,00 o passaporte para os dois dias. Crianças de até 12 anos, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos têm entrada gratuita.

Tópicos: